Áreas Temáticas
Para maior facilidade no enquadramento dos trabalhos científicos em uma determinada área temática, segue abaixo em breve descrição de cada área. A intenção é que a descrição sirva apenas como orientação, não como restrição.
1. Metodologias de ensino e pesquisa em custos
Instrumentos, ferramentas e métricas desenvolvidas e/ou adaptadas para facilitar ou melhorar o ensino e a pesquisa na área de custos.
2. Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões
Uso das metodologias de custeio na controladoria, no processo de planejamento e controle empresarial, na gestão estratégica e no apoio à tomada de decisões.
3. Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos
Incorporação de métodos estatísticos, matemáticos e de pesquisa operacional para melhorar a gestão de custos.
4. Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor
Metodologias de custeio desenvolvidas e/ou adaptadas às necessidades de áreas específicas do setor privado e do terceiro setor (agronegócio, para estatais, ONGs, etc.)
5. Custos aplicados ao setor público
Metodologias de custeio desenvolvidas e/ou adaptadas às necessidades do setor público.
6. Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos
Avanços teóricos que acrescentem melhorias aos métodos de determinação, mensuração e gestão dos custos.
7. Abordagens contemporâneas de custos
Estudos que incorporem tendências na área de custos: custos logísticos, custos da qualidade, custos inter-organizacionais, custos intangíveis, custos ambientais, custos de transação, custos da complexidade etc.
8. Casos Empresariais
Apresentações de casos empresariais ligados à temática de custos, de caráter aplicado, sobre diagnósticos, planejamento e implantação de ferramentas e conceitos em organizações, decorrentes ou não de trabalhos de consultoria ou atuação profissional. O formato das apresentações é diferente dos artigos das demais áreas.